AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

São Objetivos estratégicos da avaliação na FACS:

  1. subsidiar a comunidade acadêmica para o planejamento e a tomada de decisões, no processo de melhoria da qualidade nas diversas dimensões da academia;

  2. proporcionar uma visão panorâmica sobre os seus sistemas e práticas de gestão;

  3. contribuir com o fortalecimento da governança corporativa e da accountability;

  4. garantir a efetividade da Comissão Própria de Avaliação(CPA)para que ela possa exercer seu papel institucional, garantindo à comunidade acadêmica o cumprimento da missão da FACS.

Atribuições da Comissão

I. Promover o envolvimento permanente da comunidade acadêmica com o processo de avaliação interna da FACS;
II. Sistematizar e acompanhar o processo de avaliação interna institucional;
III. Elaborar relatórios anuais com o resultado da avaliação interna
IV. Divulgar para a comunidade acadêmica e sociedade os resultados alcançados;
V. Acompanhar o processo externo de avaliação (avaliadores do INEP), prestando informações pertinentes a avaliação institucional e seus resultados

Membros da Comissão

A Comissão Própria de Avaliação - CPA da FACS é composta pelos membros abaixo relacionados, para sob a presidência do primeiro membro, definir e elaborar os procedimentos e instrumentos de avaliação interna, sistematizar os resultados, divulgá-los em âmbito interno e prestar as informações relativas à matéria que sejam solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísí io Teixeira - INEP.

Júlio César Oliveira Cavalcante - Membro docente(Presidente da CPA)
Antonia Rejania de Lima - Membro técnico administrativo
José Marcelino de Souza Sobrinho - membro da sociedade civil
Anastacio de Souza Junior - Membro docente
Clotildes Francisca Feliciano Nascimento (Aluna do curso de Pedagogia) - Membro discente

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro. A integração dos instrumentos permite que sejam atribuídos alguns conceitos, ordenados numa escala com cinco níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas. O Ministério da Educação torna público e disponível o resultado da avaliação das instituições de ensino superior e de seus cursos.

A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, Conceito Preliminar de Curso - CPC e Indice Geral de Cursos - IGC) quanto os conceitos das avaliações para os atos de renovação, reconhecimento e recredenciamento (parte do ciclo trienal do Sinaes, com base nos cursos contemplados no Enade a cada ano).

Atas da CPA - ano de 2023

Ata número 1

Ata número 2

Ata número 3

Relatório CPA - ano de 2023

em elaboração